A Children’s Society (Instituição de caridade na Grã-Bretanha) efetuou uma pesquisa mundial em escolas e colégios, que revelou níveis chocantes de depressão em adolescentes, desesperança e medo para o futuro.
Bullying, baixa auto-estima e má gestão governamental, sem oportunidades de emprego estão em parte, por trás da escalada enorme em suicídios jovens.
Os números de suicídio para homens jovens na Grã-Bretanha nos últimos 10 anos esta na faixa etária de 15 a 34 e os números de suicídios na prisão aumentaram 40%
O interesse em todas as coisas sobrenaturais na televisão e no cinema juvenil desenvolveu-se recentemente na necessidade urgente de conselheiros espirituais, e muitas clínicas alternativas fornecem acesso para áreas de aconselhamento de luto ou conselho geral.
Os sinais de alerta com estresse entre os jovens resulta em fuga para drogas ou álcool e transtornos alimentares.
Muitos jovens pensam muito sobre a morte e como morrer, tornando-se muito freqüente.
A pesquisa indica o aumento de adolescentes dormindo com a luz acesa que são sinais característicos de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), por exemplo, jogos de computador ou sites de relacionamentos.
Os conselheiros da faculdade são muito mais bem treinados do que no passado, a Universidade de Warwick (Reino Unido) identificou meninos brancos ingleses como os mais desfavorecidos, e autoridades locais agora usam testes psicométricos para avaliar a auto-estima.
Muitos jovens sentem raiva com o que os adultos têm feito com o mundo que irão herdar.
Para concluir, na pesquisa nota-se que os jovens precisam mais de nossa orientação espiritual do que nunca.