Skip to main content

Trechos da carta de Publius Lentulus, procônsul da Galiléia, a Tibério César, imperador de Roma.

(Documento encontrado no arquivo do Duque de Cesadini, em Roma.)

Existe nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado o profeta da verdade, e os seus discípulos dizem que é o filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado.

“Em verdade, ó César, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra.

“É um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade em seu rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo.

“Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura; são distendidos até as orelhas, e das orelhas até as espáduas; são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso pelos nazarenos.

“O seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno. Nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada. O nariz e a boca são irrepreensíveis.

A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, separada pelo meio. Seu olhar é muito afetuoso e grave; tem os olho expressivos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar. Faz-se amar e é alegre com gravidade.

“Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas, antes, chorar. Tem os braços e as mãos muito belos.

Na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que é muito modesto na presença e na pessoa.

“É o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua Mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo jamais visto por estas partes uma mulher tão bela.

“…De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes.

“Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus. Muitos judeus o têm como Divino e muitos que querelam, afirmando que é contra a lei de Tua Majestade.

“… Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde.

4 comentários em “Trechos da carta de Publius Lentulus, procônsul da Galiléia, a Tibério César, imperador de Roma.

  1. Boa noite Mateus. A carta supostamente escrita pelo senador romano estaria entre os textos apócritos?
    Os seguidores do Espiritismo apresentam uma prova de que Publius Lentulus realmente existiu e conheceu Jesus, através de uma carta encontrada nos arquivos do Duque Cesari, de Roma – documento que faz parte da biblioteca da Ordem dos Lazaristas de Roma. Trata-se de uma inscrição feita em folha de cobre, encontrada no interior de um vaso de mármore. A carta foi escrita por Publius Lentulus, senador romano, governador da Judéia, e predecessor de Pôncio Pilatos, endereçada ao imperador romano Tibério César. Nela, Lentulus descreve Jesus, a pedido do imperador que desejava saber de quem se tratava essa pessoa. Se alguém tiver informação que comprove a veracidade, tanto da carta, quanto do senador, favor indicar fonte.

  2. Mas já não provaram que Publius Lentulus NÃO existiu?
    pra mim tinham provado que Lentulus não existiu, estou errado?

    “SIMPLES pesquisa de egiptólogos” ?!
    “vários os historiadores que escreveram sobre ELE” ???! ( da época de Jesus?)

  3. Muito bom seu comentário Joaquim. Sendo Jesus um cidadão humilde, comum, não era rei. Não gostava de holofotes para si. Trabalhava em silencio. Deu no que deu, foi crucificado como um marginal, bandido. Não foi compreendido pelas suas ações. O que importa é que em nosso pensamento ele está todo dia e a todo momento e os faraós precisamos pesquisar na net para saber das curiosidades. Agora sera que nos porões no Vaticano estão guardando a sete chaves a biografia, casos, fatos deste ilustre Jesus? Acreditamos que sim. Abraços e continue com seus comentários.

  4. interessante que as pessoas acreditam na existencia de todos os faraós, que são enumerados por sequencia por simples pesquisas de egiptólogos e que vem de uma data bem mais remota, mas em Jesus que viveu bem mas recente e foram vários os historiadores que escreveram sobre ELE, podemos constatar ainda é um desconhecido para a maioria da humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *