Skip to main content

Saiba tudo sobre o detox emocional

Se em vez de iniciar o dia com pensamentos positivos, leveza e paz interior você já levanta com algum tipo de carga negativa, como tristeza, angústia, arrependimento, ansiedade ou qualquer outro problema que esteja atrapalhando de fato a rotina, chegou a hora de realizar uma autoanálise, já que sentimentos ruins e emoções tóxicas podem influenciar diretamente diversos setores de sua vida. “Imagine que está vivendo amarrado por vários fatores negativos.

Logo, você se vê sem saída e, esses sentimentos, poderão deixá-lo ainda mais sobrecarregado de energias ruins, fazendo com que sua positividade não trabalhe de forma com que retire do seu pensamento todas as coisas ruins existentes”, explica a psicóloga e analista comportamental Letícia Guedes. –

DETOX EMOCIONAL PARA ENCONTRAR A FELICIDADE
Embora um dia seja diferente do outro e as emoções que eles carregam consigo também, estar bem com você mesmo é um desejo universal.

A felicidade é algo que transparece de dentro para fora e, por isso, de nada adiantaria estar em um ambiente carregado de positividade e de pessoas queridas sendo que algo lhe aflige internamente. “Nossa felicidade se resume às coisas que fazemos ou nas que fazem por nós.

Precisamos desse sentimento para viver melhor, por isso, é aconselhado fazer uma varredura na alma e retirar todos os sentimentos ruins existentes no seu psicológico. Os benefícios são inúmeros!”, acrescenta a profissional.
COMO DESINTOXICAR A ALMA
A técnica emprega, principalmente, uma correção de todos os maus hábitos que prejudicam a rotina. É claro que esse tipo de emoção – tal como seus efeitos e causas – se diferencia; por isso, cada desintoxicação emocional tende a contar com aqueles processos que mais beneficiam cada um, individualmente.

Isso não significa que a mudança de hábitos que funcionou para uma pessoa não irá funcionar para a outra.

O importante é se conscientizar de que, durante todo o processo, empenho, dedicação e principalmente coragem são pontos cruciais para que o objetivo seja alcançado.
Não é fácil abandonar os velhos hábitos e encarar uma rotina modificada, e os especialistas têm consciência disso; entretanto, o que se sabe é que vale muito a pena abandonar tudo aquilo que lhe faz mal e dar uma chance para o detox emocional.

“Pode-se dizer que o detox emocional é uma fórmula de limpeza, que trabalha para retirar todos os malefícios que o seu corpo produz em um momento de raiva, angústia, tristeza, ódio, entre outros sentimentos ruins.

Ele é indicado para aliviar tanto a mente quanto o corpo, pois todos os sentimentos negativos que se vive podem afetar diretamente o organismo, produzindo doenças através das toxinas existentes”, esclarece Letícia. –

COMO COMEÇAR O DETOX EMOCIONAL
Esse processo pode ser realizado de diversas maneiras.

A primeira e principal é fazer uma autoanálise e verificar os principais fatores – sejam eles internos ou externos – que estão trazendo esses sentimentos ruins.

Pode ser o convívio com alguém que não lhe agrada e tenta colocá-lo para baixo; lembranças ruins, vindas de situações mal resolvidas; traumas de relacionamentos anteriores; insatisfação com o parceiro atual; dificuldade de convívio com os familiares; perda de um ente querido; não gostar da própria profissão ou trabalho…

Todas essas e outras opções podem estar causando um desgaste emocional que pode ser resolvido com base na autoanálise.
BENEFÍCIOS DO DETOX EMOCIONAL
O acúmulo de negatividades pode influenciar, até mesmo, na saúde física.

É mais ou menos como ocorre na dieta detox alimentar: se você elimina do cardápio alimentos ricos em gorduras, calorias vazias, açúcares e outros componentes prejudiciais, e passa a ingerir preparações naturais ricas em nutrientes capazes de beneficiar todo o organismo, inicia-se um processo de desintoxicação de radicais livres, que são substâncias nocivas responsáveis pelo envelhecimento celular.

Por isso, é necessário colocar na balança: se o corpo vive carregado de emoções negativas e de efeitos estressantes, o que a ansiedade e demais distúrbios podem oferecer?
“A insatisfação, causada por desejos variados e principalmente pela inevitabilidade da doença, do envelhecimento e da morte, por exemplo, acaba por desencadear e manter um quadro crônico de estresse, que pode causar variados distúrbios funcionais (como alterações de sono, humor, prejuízos de desempenho cognitivo e de função imunitária e elevação mantida da pressão arterial), comprometendo de maneira cumulativa a saúde do indivíduo”, esclarece o neurologista Fabio Sawada Shiba.

Outros benefícios comprovados do processo de desintoxicação emocional são:
Melhora e estreitamento de relacionamentos – seja amoroso, familiar ou entre amigos
Potencialização dos efeitos de dietas emagrecedoras
Prevenção de distúrbios como depressão, ansiedade e síndrome do pânico
Favorecimento da vida profissional
Fortalecimento da saúde, como um todo

Consultoria: Fabio Sawada Shiba, neurologista da Fluyr Saudável – Clínica de Combate à Dor; Letícia Guedes, psicóloga e analista comportamental da clínica Vivencialle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *