Skip to main content

Quanto mais estudo, mais difícil fica

Todos os que procuram aprimorar seus conhecimentos acabam por chegar à essa conclusão e, um grande número de pessoas, começa a identificar possíveis incapacidades cognitivas em si mesmas.

– Para mim é muito difícil, eu não estou dando conta.
– Parece que todo mundo consegue fazer, menos eu.
– Algumas pessoas se mostram tão felizes levando vidas comuns e eu estou sempre sentindo que falta algo.

Naturalmente só viverão em relativa paz psicológica as pessoas que não buscarem crescimento, pois à medida que avançamos em direção a um conhecimento tocamos outras áreas desconhecidas em um esperado efeito colateral.

Quando não sabemos nada acerca de matemática, imaginamos que tudo se resume à resolver equações, porém, quando começamos a estudar essa disciplina descobrimos que existem a álgebra, a trigonometria, os números complexos, os cálculos vetoriais, etc.

Da mesma forma, quando estudamos acerca de nós mesmos pelo autoconhecimento identificaremos problemas e distonias que sequer pensávamos existir, o que traz a ilusão de que o melhor é deixar as coisas como estão.
Se você quer continuar refém dos conteúdos que estão na sua sombra sem trazer à tona novas angústias, basta parar de abrir livros, abandonar terapias e concentrar-se apenas no conteúdo midiático produzido pelas grandes corporações.

Caso queira crescer e tornar-se senhor(a) de sua própria vida, então prepare-se para uma jornada que não será linear, que não dirá respeito a abrir portas contínuas e seguir caminhos retilíneos.
A cada passo em direção a uma trilha desconhecida novas interseções surgirão e em dado momento você sentirá que está completamente perdido(a), louco(a), mas não se preocupe, essas são as consequências para aqueles que não se acomodam à uma zona de conforto.

Quando as primeiras barreiras forem vencidas e o medo compreendido, esse pavor transformar-se-á em motivação e a insegurança em coragem.

Sigamos firmes, cada um a seu tempo, cada um a seu modo.

Colaborador: Vitor Antenore Rossi