Skip to main content

Primeiro filme espírita sobre a vida e obra de Jesus Cristo

Nos Passos do Mestre – Jesus Segundo o Espiritismo“, primeiro filme espírita sobre a vida e obra de Jesus, estreou nesta quinta-feira (24). Em Fortaleza, conforme a página oficial da produção cinematográfica, ele esta  em cartaz no UCI Iguatemi (sessões: 13h30 e 15h30) e no UCI Parangaba (sessão: 19h50).

Segundo a direção do longa, depois dessa produção, “aquela imagem de Jesus sofrendo na cruz, do cristo dogmático, milagroso, vai abrir espaço para a imagem do Mestre Jesus e sua mensagem vai mudar a vida de muita gente”.

A realização do longa-metragem é da Fundação Espírita André Luiz e Mundo Maior Filmes, com direção de André Marouço, que também dirigiu Causa e Efeito (Paris Filmes 2014) e O Filme dos Espíritos (Paris Filmes).

Para desmistificar muitas das mensagens contidas nos textos sagrados e que até hoje ainda são mal compreendidas, a equipe de produção foi até o Egito, Jerusalém, Turquia e Itália para mostrar os lugares mais significativos da história Cristã, em um período de dois anos.

Para o clínico geral e estudioso espírita, Rubens Cascapera, o filme leva a plateia a viajar por onde Jesus Cristo esteve. “Você viaja com gente falando a respeito de Jesus.

É importante observar que Cristo se prontificou a viver conosco, com as mesmas experiências, para que a gente possa ter a força de superar os obstáculos como ele nos ensina”.

O cineasta André Marouço comentou, durante a pré-estreia, que ficou muito feliz com “a maneira respeitosa como nosso mestre é retratado”.

Ele avalia que muitas pessoas ficarão com um ponto de interrogação sobre a produção, pois “a gente traz muita novidade daquele Cristo que nos é apresentado cinematograficamente. O filme não é mais meu, é nosso! É a primeira visão espírita do Nosso Senhor”.

O objetivo do filme é a reconstrução de Jesus como personagem histórico através de uma análise profunda e racional.

Nos Passos do Mestre aborda passagens que envolvem a vida do Cristo sem o apego a dogmas e contesta racionalmente: A virgindade de Maria; o batismo de Jesus; Suas curas e milagres; a traição de Judas, a ressurreição de Lázaro e do próprio Jesus, entre outros temas importantes analisados sob os aspectos educacionais e morais da obra do Cristo.

Ainda de acordo com a produção de “Nos Passos do Mestre”, o filme deixa claro que Jesus em momento algum quis criar qualquer religião, mas sim disseminar o amor e a paz.

A reencarnação e a mediunidade também são tratadas, mostrando que tanto o Velho Testamento quanto o Novo atestam as duas.

A curadoria do projeto é assinada pelo Prof. Dr. Severino Celestino, pesquisador da Bíblia e professor de Ciências da Religião pela Universidade Federal da Paraíba. O filme conta ainda com a participação especial de Adão Nonato, psicólogo e estudioso do Velho e do Novo Testamento.

O longa foi produzido após seis anos de estudos em diversas obras judaico-cristãs, em especial a Bíblia e o livro O Evangelho Segundo o Espiristismo (Alan Kardec).

Nos Passos do Mestre contou com apoio financeiro de apoiadores através da plataforma Catarse (financiamento colaborativo).

Foram mais de 900 apoiadores, tendo sido captado por esta modalidade R$120 mil, cifra campeã para este tipo de financiamento, o que valeu capa da Veja São Paulo em setembro de 2013: http://vejasp.abril.com.br/materia/projetos-bem-sucedidos-crowdfunding

Site oficial do filme: http://nospassosdomestreofilme.com.br/

Confira, abaixo, o trailer oficial do filme.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *