Skip to main content

Por que algumas pessoas odeiam cumprimentos

Boa maioria das pessoas gostam de ouvir elogios, mas algumas pessoas se irritam quando ouvem elogios e outros, de modo direto, os odeiam. Muitos detestam receber cumprimentos no dia de seu aniversário.

O que determina se alguém gosta de receber elogios ou se fica azedo, mal humorado?

Na maioria das vezes, o quão receptivo somos os elogios é um reflexo da nossa auto-estima e sentimentos.

Para alguns, elogios podem fazer com que as pessoas com baixa auto-estima se sintam desconfortáveis.

As pessoas procuram ativamente verificar suas próprias percepções de si mesmas, sejam elas positivas ou negativas.

Uma pesquisa indica, que estudantes universitários com baixa auto-estima mostraram uma maior preferência por manter seu colega de quarto atual bem depressivo negativamente do que aquele companheiro de quarto com uma postura mais positiva.

Resumindo, receber elogios dos outros quando estamos em baixa negativamente provoca desconforto porque ele está em conflito com o nosso sistema de crenças existentes.

Se acreditarmos que somos verdadeiramente indesejáveis, ouvir elogios sobre o quão atraente nós nos sentiremos irritantes e inautênticos.

Se acreditarmos que não somos inteligentes, e alguém educadamente nos elogia sentiremos mais como uma provocação do que um elogio.

Interessante também nas pesquisas se estamos convencidos de que somos incapazes para o sucesso ou efetuar uma tarefa, e recebermos elogios podemos sentir como um desgosto e desapontamento.

Um fato interessante também nesta pesquisa, é que qualquer forma de elogio que vem de seu parceiro, pode fazer com que as pessoas com baixa auto-estima se sinta sobre pressão a viver de acordo com as expectativas que tal elogio implica. Daí o perigo pode se instalar neste relacionamento, porque sua confiança em si são baixas, e uma pessoa com baixa auto estima teme que ele não será capaz de sustentar seus esforços e acabara decepcionando seu parceiro. Além disso, eles se preocupam que o amor e o cuidado de seus parceiros são condicionais, de modo que se eles não conseguem atender às suas expectativas, e seu parceiro irá acabar com o relacionamento.

Como resultado dessas pressões e ansiedades internas, uma pessoa com baixa auto-estima provavelmente usará mecanismos de defesa inconscientes quando ouvir elogios de seus parceiros.

O elogio só os deixará desligados e se tornará mais distante e irado.

Criticas e elogios estão sempre a nossa volta 24 horas por dia, seja no lar, no trabalho, ou mesmo até sonhando temos interferências boas e ruins.

Os amigos encontram suas virtudes e os inimigos apontam os verdadeiros defeitos.

Se você acordar com raiva, se achando feio, fracassado e com baixa auto-estima, reconheça suas qualidades, esqueça os defeitos do passado.

Se Deus colocou você neste planeta, alguma missão você tem que cumprir aqui.

Você não é superior a qualquer outra pessoa, mas também não é a pior do que ninguém.

Uma ótima semana. Seja feliz.