Skip to main content

Por que a Música nos fazem felizes?

Quase todo mundo já experimentou os efeitos benéficos da música de uma forma ou de outra; ela pode nos ajudar a relaxar e descontrair, mesmo durante períodos de estresse, pode melhorar os nossos níveis de motivação e foco, e pode elevar nossas emoções e melhorar nossos relacionamentos, ajudando-nos a conectar mais profundamente e com mais indivíduos. 

A música tem uma capacidade profunda para aumentar a felicidade, mesmo provando eficaz no tratamento da depressão. Enfermeiros no Hospital Geral de Massachusetts observaram que os pacientes que ouviram música enquanto confinado à cama tinha batimentos cardíacos e pressão arterial mais baixos  do que indivíduos que não fizeram. Este parece resultar em uma redução geral nos níveis de cortisol que é responsável por muitas respostas ao stress e também suprime o sistema imunológico.

A música também pode melhorar as nossas mentes e corpos, ajudando a melhorar a memória (tendo mostrado eficaz no tratamento de pacientes com AVC, ajudando-os a recuperar a memória verbal)

Na cultura Hindu, um complexo sistema de mantras são acreditados para ter poderosas propriedades curativas. Acredita-se que traz  mudanças através da glândula pineal,  melhorar a meditação e efetuar benefícios psicológicos e físicos.

Mozart (1756-1791), que foi famoso menino prodígio (aos 4 anos já tocava de cor e aos 5 já compôs), e que declarou “Quando estou em boas disposições e inteiramente só, durante o meu passeio, os pensamentos musicais me vêm com abundância. Ignoro donde procedem esses pensamentos e como me chegam; nisso não tenho a mínima vontade, a menor intervenção”.

Claro que a história humana registrou a presença de grandes gênios da música em nosso planeta. Seria impossível relacioná-los todos num simples artigo, abordar suas conquistas e feitos, a genialidade que nos ofereceram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *