Skip to main content

Paralisia desmistificadora do sono

Fonte: Awake Spirituality in Everyday life

Se você não teve a experiência comumente chamada de paralisia do sono, é certo que alguém que você conhece tem – basta perguntar a algumas pessoas ao seu redor e você vai perceber que é mais comum do que você pensava. A Associação Americana de Psiquiatria (APA) afirmou que ” 40% -50% dos que dormem normalmente relatam ter tido episódios isolados de paralisia do sono pelo menos uma vez durante a vida ”.

A catalepsia projetiva, também conhecida como paralisia do sono, é comumente retratada como a incapacidade de realizar movimentos voluntários, seja no início do sono (durante o que é conhecido como estado hipnogógico) ou ao despertar (durante o estado hipnopômpico). Em outras palavras, a pessoa é incapaz de mover um único músculo, gritar, falar ou reagir de alguma forma durante a paralisia do sono. Embora plenamente consciente, a pessoa não pode expressar-se através do corpo físico.

Como observado pela Academia Internacional de Consciência (IAC) , as  pessoas frequentemente relatam sentir uma “presença” que é freqüentemente descrita como malévola, ameaçadora ou maligna, provavelmente como uma tentativa de explicar por que elas não podem se mover. Um sentimento intenso de medo e terror é muito comum, novamente devido à inexplicável incapacidade de se mover.Este medo está ausente em pessoas que estão acostumadas com a experiência, como experientes experientes fora do corpo.

Ainda de acordo com o IAC, os  Indivíduos freqüentemente se perguntam “é sério?Isso é prejudicial? É negativo? ”Não é, mas costuma ser assustador no começo.Aqueles que relataram ter experimentado paralisia do sono comumente descrevem estar com medo da condição, e é por isso que as culturas do mundo têm várias interpretações fantasmagóricas do fenômeno, desde abduções por extraterrestres a espíritos malignos. No entanto, a paralisia do sono é inofensiva e não mais patológica do que outros estados alterados que ocorrem naturalmente.

Mas, afinal, o que causa isso? Aqui apresentaremos uma explicação simples dos fenômenos que podem ser apoiados pelo fato de que a paralisia do sono é comumente associada a experiências fora do corpo. De fato, o fenômeno é facilmente desmistificado se levarmos em consideração nossa natureza espiritual. Espíritos (ou nossa consciência) recurso de diferentes “corpos” ou veículos de expressões, dependendo de sua disponibilidade e / ou a dimensão da expressão está ocorrendo. O corpo físico é o nosso veículo de expressão na dimensão física e é apenas o mais simples e mais rudimentar de tais corpos.  Sempre que não estiver disponível devido à sua necessidade de dormir, a um estado doentio do corpo físico, etc., nossa consciência se expressará através de outro veículo de expressão mais sutil; tipicamente, o chamado corpo astral, perispírito ou psicossoma. A paralisia do sono ocorre quando um indivíduo toma consciência de partir ou retornar ao corpo físico com esse veículo mais sutil de expressão e no momento em que os dois corpos não estão totalmente alinhados. Nesse caso, o indivíduo pode sentir-se dentro do corpo, embora o cérebro físico não responda a seus comandos devido a esse não alinhamento.

Isso também explica por que alguns indivíduos podem perceber fatos ocorrendo na realidade não-física enquanto têm uma paralisia do sono. O que geralmente acontece é que o medo sentido no início de uma paralisia do sono faz com que o corpo físico “puxe o corpo astral de volta ao lugar” e se restabeleça como veículo de expressão da consciência. Entretanto, se a pessoa com paralisia do sono permanecer calma e se concentrar em flutuar fora do corpo e se afastar dela, pode ocorrer uma experiência de EFC (expressão da consciência através do corpo astral) com conseqüências significativas e recompensadoras, incluindo a primeira mão. confirmação de que não somos nosso corpo físico nem nossa consciência está no cérebro físico.

Referências:

  • Associação Americana de Psiquiatria (2000). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (4ª ed., Revisão de texto). Washington, DC: Autor.
  • Academia Internacional de Consciência, Principais Fatos de Paralisia do Sono de Fontes Científicas, http://www.iacworld.org/sleep-paralysis-facts/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.