Skip to main content

Joana D'arc

Heroína da França e santa canonizada pelo papa Bento V em 1920. Nasceu em 6 de janeiro de 1414 em Domrémy.

Camponesa analfabeta, aos quatorze anos começou a ter visões com o arcanjo São Miguel, além de Santa Catarina e Santa Margarida. As visões diziam que ela tinha uma missão, a de expulsar as tropas inglesas que haviam conquistado boa parte da França.

Saiu de sua aldeia e foi ao encontro do rei Carlos VII (março de 1428), onde revelou a missão que diz, fora dada por Deus. O rei lhe confiou a chefia de um pequeno exército e a incumbiu de libertar Orléans sitiada pelos ingleses, obtendo a vitória com grande êxito, o que a tornou extremamente conhecida, sendo chamada a “Virgem de Orléans”. Provocando entusiasmo, reascendeu as esperanças no restante das tropas francesas.

Outras vitórias levaram finalmente à conquista de Reims, onde Carlos VII foi sagrado rei em 8 de maio de 1429. Na conquista de Paris foi ferida e no ataque a Compiègne em maio de 1430, tornou-se prisioneira dos borguinhões e vendida aos ingleses. Foi acusada de heresia e bruxaria, sendo condenada por um tribunal da Igreja e queimada viva em Rouen a 30 de maio de 1431.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *