Skip to main content

Espiritualidade pode proteger contra as emoções negativas em doença cardíaca?

Não há dúvida que as nossas emoções negativas afetam a nossa fisiologia. Quando nos sentimos ansiosos, há uma sensação de um roedor em nosso intestino. Quando pressionado, todo o nosso corpo parece enfraquecer em fadiga profunda – o nosso pensamento torna-se lento e nebuloso. Até mesmo ataques cardíacos foram vinculados raiva reprimida. Mas uma vez que esses sentimentos negativos se instalaram em sintomas físicos e doenças, pode espiritualidade (uma força de emoções positivas) nos ajuda a curar emocionalmente?
Em um novo estudo, os pesquisadores examinaram a ligação entre emoções negativas em pacientes com doença arterial coronariana (DAC) e sete dimensões da espiritualidade. Não só os sentimentos de raiva, ansiedade e depressão contribuiu, mas essas emoções tendem que a doença progride.
A pesquisa envolveu 293 indivíduos com doença coronariana que estavam sendo tratados em um dos três maiores hospitais em Bandung, na Indonésia. Os participantes responderam amplamente utilizando testes psicológicos para medir os níveis de depressão, ansiedade, raiva e apoio social.
Eles também completaram a atitude espiritual e Envolvimento List (SAIL). Este teste mede as atitudes de uma pessoa em sete dimensões da espiritualidade: significação, confiança, aceitação, cuidar dos outros, conexão com a natureza, experiências transcendentais e atividades espirituais.
Em uma escala de 1 a 6, os pacientes avaliaram quão fortemente eles concordaram com 26 declarações sobre suas vidas espirituais, incluindo o seguinte:
 Abordo o mundo com confiança .
 Aconteça o que acontecer, eu sou capaz de lidar com a vida.
 Quando estou na natureza, eu me sinto um senso de conexão.
 Eu tive experiências em que eu parecia fundir-se com um poder ou força maior do que eu.
 Eu meditar ou rezar, ou ter tempo para outras maneiras de encontrar paz interior.
Os pesquisadores descobriram que os pacientes com elevados níveis globais de espiritualidade apresentaram menos sintomas de depressão, ansiedade e raiva. Havia ligações específicas como por exemplo, altos níveis de confiança foram fortemente relacionada com menos sintomas de depressão e ansiedade. Níveis mais altos de cuidar dos outros e atividades espirituais estavam ligadas a menos ansiedade, e níveis mais altos de conexão com a natureza foram amarrados a menos sentimentos de raiva.
O estudo, intitulado “Espiritualidade e emoções negativas em indivíduos com doença cardíaca coronária” revela os papéis originais, importantes que os atributos espirituais específicos pode proteger contra as emoções negativas.
E embora estas descobertas particulares relacionam aos pacientes com doença coronariana, a ligação entre espiritualidade e emoções (e seus efeitos subsequentes sobre fisiologia) aplica-se a todos. Gentilmente substituindo nossos sentimentos negativos com pensamentos de significação, cuidar dos outros e atividades espirituais pode fazer maravilhas.

Colaboração: Traci Pedersen